Mesa:Mulheres imigrantes: direitos políticos, construção e acesso às políticas públicas. Contexto global e a experiência na cidade de São Paulo

Atividade autoestionada para o VII Fórum Mundial das Migrações
Dia 09 de Julho
Horário: 11 hs
Sala 32

Faculdade Zumbi dos Palmares

A mesa se propõe compartilhar, visibilizar e debater as experiências, conquistas, lutas, dificuldades e visões na construção e acesso ás políticas públicas para as mulheres imigrantes.

Palestrantes:
Andrea Carabantes (Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas)

Andrea CaravantesImigrante chilena. Programadora. Ativista do Movimento Humanista e integrante da Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas

Deisy Ventura (Professora de Direito Internacional e Livre-Docente do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP)

Deisy VenturaProfessora de Direito Internacional e Livre-Docente do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP); Professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade. É Doutora em Direito Internacional e Mestre em Direito Comunitário e Europeu da Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne. Graduada em Direito e Mestre em Integração Latino-americana da Universidade Federal de Santa Maria. É membro do NAP-DISA (Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário) da FSP/USP. Exerceu a Cátedra Simon Bolívar do Instituto de Altos Estudos da América Latina da Universidade de Paris 3 (Sorbonne-Nouvelle, 2007), foi professora convidada de Sciences-Po Paris (Ciclo Iberoamericano de Poitiers, 2007) e convidada do Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento (IHEID) de Genebra no Programa Global South Scholar in Residence (2010-2011). Foi Consultora Jurídica da Secretaria do Mercosul (Montevidéu, 2003-2006). Foi professora adjunta e Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Santa Maria. Publicou 15 livros sobre temas internacionais e de educação jurídica. Coordena o projeto de extensão universitária São Paulo Cosmópolis (parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo). Seus temas atuais de pesquisa são a permeabilidade entre Direito Internacional e interno, particularmente no campo da saúde global e da mobilidade humana; a Governança Regional (especialmente UNASUL) e a Educação (com ênfase no emprego da arte na formação do internacionalista).

Juliana Cardoso (Vereadora da cidade de São Paulo )

Juliana CardosoJuliana Cardoso, é a imagem da mulher brasileira; trabalhadora, esposa, mãe, descendente indígena, militante do movimento popular e educadora cultural.
Tem 36 anos, nasceu no dia 22 de outubro de 1979, em Sapopemba, região localizada na periferia da zona leste da cidade, onde se criou e iniciou sua militância. Desenvolve um extenso trabalho voltado à defesa dos direitos da criança, do adolescente e da juventude, à saúde, à moradia e direitos humanos.
Trabalhou na São Paulo Turismo, com formação profissional e cultural dos jovens através da organização do Carnaval Paulistano.
Na Secretaria do Verde e Meio Ambiente coordenou o projeto cultural Usina de Idéias, que relacionou arte e meio ambiente.
Foi reeleita vereadora com 46.757 votos, conquistados juntos, trabalhando pelos mais pobres, com os movimentos sociais e populares, fiscalizando, organizando, motivando a luta, contra uma política higienista, mesquinha e irresponsável do prefeito Kassab.
Seu mandato traz o novo para a política. Traz a sensibilidade da mulher, a ousadia dos jovens e a vivência de quem enfrenta os mesmos problemas da população carente.

Guilherme Arosa Otero ( Coordenador-adjunto da Coordenação de Políticas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.)

Guilherme Arosa OteroBacharel em Relações Internacionais pela USP, mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. Atuou no coletivo de extensão universitária Educar para o Mundo, e é educador no Cursinho Popular Mafalda. Atualmente é coordenador-adjunto da Coordenação de Políticas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

Moderadora: Marília Lessa (Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas)

 

Fotos da atividade:

DSCN0362 DSCN0366 DSCN0368

 

Esta entrada foi publicada em Atividades. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>